POR QUE AS CRIANÇAS DEVEM BRINCAR COM BONECAS

As bonecas oferecem às crianças muitas oportunidades para desenvolver suas habilidades cognitivas, motoras e de auto-ajuda. As crianças costumam achar mais fácil praticar essas habilidades em alguém (ou em alguma outra coisa) antes de aplicá-las a si mesmas. E como os meninos geralmente desenvolvem algumas de suas habilidades motoras e de vestir-se mais tarde do que as meninas, é importante que sejam expostos a mais oportunidades de prática.

Alguns exemplos

Dramatizando usando uma boneca : por volta de dois a três anos, as crianças geralmente começam a agir como se sua boneca pudesse vê-lo e interagir com elas. Eles podem vincular várias ações à boneca em sequência, como alimentá-la, banhá-la e colocá-la na cama. Esse tipo de brincadeira de fingir é uma parte extremamente importante de seu desenvolvimento cognitivo.

Remoção de roupas: embora alguns itens de vestuário sejam mais fáceis de remover do que outros (como aquelas meias de bebê que nunca ficam em pé!), As crianças geralmente se beneficiam de experimentá-lo em uma boneca antes de fazê-lo por si mesmas. Tirar a roupa geralmente é dominado antes de vesti-la e inclui a remoção de itens como chapéu, meias (puxar da parte superior em vez de puxar os dedos dos pés), sapatos, camisa, usando uma pinça para abrir o zíper, puxar a calça e desabotoar as calças grandes. botões.

Vestir roupas: vestir roupas em bebe reborn pode ser difícil e geralmente é MUITO mais fácil quando praticado pela primeira vez em uma boneca. Algumas roupas comuns que as crianças podem praticar em bonecas e incluem colocar um chapéu na cabeça, fechar o zíper com alguma ajuda, calçar sapatos, puxar as calças, vestir uma camisa e abotoar botões grandes.

Usando as duas mãos na linha média: espera-se que essa habilidade surja por cerca de um ano e meio e tenda a coincidir com o desenvolvimento de habilidades como fechar / descompactar ou segurar a boneca enquanto finge alimentá-la.

Alimentação: À medida que as habilidades das crianças fingem se desenvolver, o mesmo ocorre com as habilidades de auto-alimentação! Brincar com uma boneca dá a eles a oportunidade de praticar como segurar e usar itens de alimentação, como colheres, mamadeiras, xícaras, garfos, tigelas, etc.

Tomando banho: As crianças podem praticar dando banho à boneca (com água de mentirinha, se a boneca não puder se molhar)! Isso é ótimo para praticar habilidades de sequenciamento (primeiro encha a banheira, depois coloque xampu, depois enxague o cabelo, etc.). Também usei bonecas em terapia para ajudar as crianças a superar seu medo de tomar banho, pedindo que elas me ajudem a fazer um banho de mentirinha usando todos os suprimentos necessários (para que eles se acostumem com a experiência sensorial da água, do shampoo etc.) pode ter mais controle sobre a experiência). Falamos sobre os suprimentos necessários e as medidas tomadas durante a hora do banho, e então elas podem narrar as etapas e confortar a boneca durante a “hora do banho” enquanto reproduzem uma narrativa simples ou elaborada. (Um cabeçote de batata de plástico também funciona muito bem para essa experiência.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *